
O gerente da Aníbal Reis – Remodelações e Interiores já trabalhou em várias áreas de negócio. Iniciou a sua atividade profissional em 1973 na Armada Portuguesa como Maquinista Naval. Desde 1995 até aos dias de hoje, desenvolve projetos de remodelação e obras para casas, empreendimentos hoteleiros e espaços comerciais.
A situação atual está a afetar a sua vida e o seu trabalho?
Sim. O meu trabalho e a minha vida sempre foram regidos por relacionamentos diretos e autênticos. Hoje vejo-me confinado a um pequeno espaço, numa secretária, muitas vezes improvisada. Estou ligado ao telemóvel e às redes sociais como nunca pensei estar…. Comecei a postar com mais regularidade nas redes sociais, a dar dicas de decoração e arrumação porque sei que os seguidores, clientes e amigos estão lá e é assim que me ligo a todos eles! Quero, de certa forma, motivar e passar positividade… Em relação a tudo o que se está a passar, tento estar informado pelos canais oficiais… evitando notícias falsas.
Como organiza o seu trabalho?
A organização mantém-se igual. Apenas o meu local de trabalho mudou.Tendo espaço e luz é fácil encontrar um canto para trabalhar. Em vez de estar na loja em Carcavelos, estou em casa a trabalhar com vista para Tejo e um jardim para recriar. A vida e o trabalho continuam mas com um formato diferente. Dou respostas aos clientes, faço projetos … orçamentos, as visitas, essas são feitas através de vídeo chamada no whatsapp ou no skype…
O tempo suspenso poderia ser transformado em oportunidade? E se sim, como?
Vejo o tempo suspenso como uma oportunidade de fazer uma pausa e pensar. Na Marinha, o tempo que passava em alto mar era tempo de solidão. Contudo,apesar do afastamento da família e dos amigos, encontrei no tempo de solidão espaço para a reflexão e, consequentemente, para a “construção”. Muitas ideias e projetos eram iniciados aí mesmo,
dentro do navio e a navegar… Obviamente que só tomavam forma quando chegava a terra!
Existem novos projetos nascidos deste “tempo suspenso”?
Continuo a trabalhar em projetos que já tinha e a finalizar outros. Como tenho mais tempo disponível, tento estar ainda mais ativo e informado. Tenho andado a pesquisar tendências de decoração e de materiais e a testar ferramentas novas que me auxiliem no desenho dos projetos de interiores.
Como ocupa o seu tempo livre?
Mantenho a minha rotina diária ainda que confinada à zona onde vivo. Contacto com o exterior, quer pelo canto dos melros junto à varanda, quer pela observação dos navios que chegam e partem na barra do Tejo. Retomo lentamente antigas paixões: a aguarela e o canto.
Sugestão para seus clientes e outras pessoas?
No momento, apenas este: #FiquemEmCasa mas reinventem-se. Nada será como dantes.

O ESPAÇO
Reinventar o espaço de trabalho é um desafio diário.
Os contatos, os orçamentos e os projetos de obras continuam a ser realizados.

A VISTA
Trabalhar a partir de casa tem as suas vantagens. A vista sobre Oeiras e o Tejo é maravilhosa.

O LIVRO
Agora que há tempo, a descoberta de novos autores pode ser surpreendente!